segunda-feira, 2 de abril de 2012

Educação Ambiental


O homem vem aprendendo a se relacionar com o Meio Ambiente desde os primórdios de sua existência. Conhecer a natureza e saber utilizar seus recursos sempre foi uma questão de sobrevivência. Um indivíduo que interage com o mundo ao seu redor e utiliza dos recursos naturais de forma consciente, ensinando seus filhos a fazerem o mesmo, já está realizando educação ambiental.
O desenvolvimento sustentável busca satisfazer as necessidades das gerações atuais, sem comprometer o futuro das próximas gerações. São necessárias para isso mudanças profundas na maneira como o homem vem lidando com as questões ambientais e realizando seu progresso material. A Educação Ambiental estimula a geração de atitudes e comportamentos que resgatam essa identidade com a natureza, contribuindo para a formação de valores bioéticos que priorizem a preservação ecológica.
Desde sua formação, o grupo entende que para cumprir seu objetivo maior, que é o de desenvolver ações pela conservação do meio ambiente, é necessário um trabalho de base junto à sociedade, por ser esta a principal responsável pelos problemas ambientais em nosso planeta.
Oferecer informações através da sensibilização do público infanto-juvenil e ajudar a formarem seus valores, através de práticas em E.A. tem sido um dos mais importantes focos de atuação do Grupo Ambientalista de Lençóis.

Oficinas de Integração Ecológica

Com a participação de crianças e pré-adolescentes da cidade de Lençóis, as Oficinas de Integração Ecológica compreendem atividades sócio-educativas e ecológicas, envolvendo temas relacionados à observação e conhecimento dos elementos da Natureza e seus cuidados, cultura, saúde e outras questões sócio-ambientais. 
As atividades das oficinas são realizadas através de dinâmicas de integração e sensibilização, com a adoção da linguagem lúdica, em que os participantes têm a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre a terra e seus cultivos, desenvolver a criatividade artística, fazer relaxamento, dançar, cantar e brincar!
As atividades das oficinas resultaram na construção de canteiros de ervas, composteira doméstica, minhocário, integrando também o viveiro de mudas já existente na sede do GAL. Desta forma, o espaço vem sendo aprimorado com a contribuição dos participantes, propiciando a convivência com valores sociais de conexão consigo, com o outro e com a natureza.