Resíduos Sólidos

O lixo nosso de cada dia

 No Projeto Gestão em Resíduos Sólidos - O Lixo Nosso de Cada Dia foram realizadas ações de envolvimento, mobilização e sensibilização social junto à comunidade de Lençóis, que participou ativamente do processo. As ações do projeto foram planejadas dentro de dois programas:

Educação Ambiental – envolvendo comércio, serviços, escolas, agentes públicos e comunidade em geral através de eventos, encontros e treinamentos que abordaram temas como cuidados com o lixo, redução do consumo/produção e destinação seletiva.
Programa Operacional de Processamento de Resíduos Sólidos – executado com o funcionamento do PEV-GAL, onde materiais recicláveis são entregues e destinados à reciclagem e reaproveitamento artístico, com a geração de produtos que promovem a economia popular.

A equipe de trabalho foi formada por moradores da comunidade capacitados através de palestras, exibição de vídeos, roda de debates, pesquisas, técnicas em argumentação, abordagem, sensibilização e postura para mobilização da comunidade.
 Houveram dezoito encontros de sensibilização com a comunidade, quando os participantes vivenciaram palestras interativas, conheceram o projeto e suas atividades e o histórico da atuação do GAL na gestão de resíduos sólidos. Houve também a apresentação do vídeo “Bioconsciência”, abordando a reciclagem no Brasil e os participantes receberam, ainda, orientações de como destinar corretamente os resíduos sólidos. 

“Através da formação e capacitação realizada pelo projeto, sabemos como ajudar o meio ambiente em relação à destinação do lixo reciclável.” Gilmar – Hotel Portal Lençóis.

Foram produzidos para a campanha, em parceria com a Flora Comunicação, cartazes, banner, faixas e folders contendo informações sobre o projeto, cuidados com os resíduos, destinação de materiais recicláveis ao PEV, dicas para compostagem doméstica e como contribuir de forma ativa com as ações do projeto.
A campanha teve um enfoque no consumo e geração excessiva de resíduos, em especial as sacolas plásticas, apresentando alternativas, como o uso de sacolas duráveis, como o a de bocapio. O projeto realizou oficinas de pintura das sacolas de pano durável distribuídas gratuitamente. Assim, os participantes saíram das oficinas com uma nova alternativa para não consumirem sacolas descartáveis.
Na feira livre, cartazes pela redução do consumo de sacolas plásticas descartáveis foram colocados nas barracas e os feirantes foram sensibilizados a apoiar a ação, sendo que alguns começaram a oferecer brindes às pessoas que utilizavam sacolas duráveis.
Em eventos como o Lançamento da Campanha, o Concurso de Redação e a Semana do Mundo Ambiente, a comunidade recebeu mensagens educativas sobre o tema e participou de atividades interativas que estimularam a transformação dos hábitos diários com relação ao lixo.
Reuniões do GAL junto à Prefeitura Municipal, participação no Seminário de Avaliação Regional da Gestão de Resíduos Sólidos – Circuito do Diamante e na Oficina Regional de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos Chapada Diamantina são algumas mobilizações para políticas públicas na área da Gestão de Resíduos Sólidos feitas pelo projeto.
Para o GAL, momentos como os vivenciados durante este projeto são sementes plantadas que começam a germinar. “Devemos fortalecê-las, cultivando-as para garantir os bons frutos do amanhã. Somente juntos conseguimos manter este cultivo!”, afirma Alexandre Emanuel, coordenador do projeto