Reflorestamento


Projeto Sempre Verde

A importância das árvores em nossa vida.

            O “Projeto Sempre Verde – Adote uma árvore” possui um viveiro com capacidade para mais de mil mudas, onde são produzidas mudas de espécies arbóreas nativas, frutíferas e medicinais, destinadas à recomposição de áreas degradadas e matas ciliares.  Realizamos plantio na Vila São José, Escolas Públicas, Parques Municipais da Muritiba e do Rio São José, e eventualmente em outros municípios da Chapada Diamantina.
            Consideramos que o envolvimento do público em uma ação de caráter conservacionista – educativo ambiental, desperta mudanças no modo de pensar e agir do indivíduo em relação ao meio ambiente e, conseqüentemente, melhora sua qualidade de vida.
            Para proporcionar este envolvimento são realizadas vivências de grupo através de Trilhas Ecológicas Interpretativas no Parque Municipal da Muritiba, como instrumento de educação ambiental.
Disponibilizamos informações sobre a biodiversidade local, trabalhando a percepção e a curiosidade dos participantes através de dinâmicas interativas, com o intuito de despertar a reflexão sobre a beleza e a delicadeza da Natureza e a importância de se proteger o meio ambiente e seus recursos naturais.
           Na Semana do Mundo Ambiente, realizada em junho de 2009, foram plantadas pelas crianças e adolescentes da comunidade 30 árvores no Parque da Muritiba. Em celebração ao dia 21 de setembro, Dia da Árvore, o GAL realizou a Semana da Árvore, em que, durante uma semana, aconteceram vivências de integração e aprendizagens sobre a importância das árvores para a vida no planeta, contando com a participação de 203 crianças e adolescentes da comunidade.
           Estudantes de quatro escolas da rede pública de ensino e participantes de seus organizações da sociedade civil e de dois órgãos do poder público participaram de vivências, palestras interativa sobre o tema “A importância das árvores em nossas vidas”, exibição do filme “O homem que plantava árvores” e oficina de semeadura, quando foram produzidas 240 mudas de quatro espécies arbóreas da flora nativa – urucum, aroeira, ipê amarelo e jatobá
           A proposta de eventos como estes é que os participantes criem vínculo com o projeto, acompanhando o desenvolvimento das mudas no viveiro do GAL e, no momento do plantio das mesmas no seu local definitivo, eles estejam novamente envolvidos em uma relação de compromisso, com acompanhamento e cuidados para o saudável crescimento da árvore adotada.

           Participe! Plante uma árvore você também! Entre em contato conosco para agendar uma
 vivência!