quarta-feira, 10 de setembro de 2014

Projeto Recicla Lençóis - Terceiro Trimestre 2014


No terceiro trimestre as atividades do projeto Recicla Lençóis foram concentradas no núcleo operacional, com a continuidade e ampliação da coleta seletiva de materiais recicláveis em pousadas, hotéis e principalmente nos Postos de Entrega Voluntária. O volume de resíduos coletados, que já vinha aumentando a cada mês, teve um salto significativo por conta do período de alta estação no turismo, o que demandou trabalhos extras nas atividades de coleta.  



Com esse aumento no volume de resíduos recicláveis 
coletados, houve um consequente aumento nas demandas de triagem e enfardamento dos materiais  recicláveis. Estas atividades que compõe o pré beneficiamento, vem sendo realizadas semanalmente pelos jovens participantes do projeto, que vêm atuando em todas as etapas da gestão, aprendendo de maneira na prática os aspectos técnicos da coleta seletiva e tendo participação econômica com a venda dos materiais.


       Núcleo de Gestão Ambiental e Comunicação Social

       Nesse trimestre, os participantes do Núcleo de Gestão Ambiental e Comunicação Social colocaram em prática os estudos de oralidade, argumentação e produção cultural, na realização de atividades de divulgação da ampliação do programa de coleta seletiva. Isso se deu através de eventos de inauguração dos novos Postos de Entrega Voluntária, instalados em três bairros da cidade de Lençóis. Para tanto o grupo produziu novas peças de comunicação social do projeto, articulou a campanha com parceiros locais, realizou oficinas de produção de coletores domésticos em escolas e confeccionou novas estruturas de Postos de Entrega Voluntária.


           Foram instalados Postos de Entrega Voluntária em mais três bairros da cidade de Lençóis, com a realização de eventos de inauguração, quando foram promovidas gincanas que tiveram a participação das crianças das comunidades. Os eventos contemplaram diversos momentos de sensibilização sobre a importância de se contribuir com a conservação ambiental, através da organização doméstica dos resíduos recicláveis para que possam ter um destino sustentável.
        
          Através de canções, brincadeiras e jogos, os participantes dos eventos foram estimulados a trazer os resíduos recicláveis proveniente de suas casas, mobilizando seus pais e demais familiares na adesão ao programa de coleta seletiva, agora acontecendo em seu bairro.   

        Consideramos que a concretização dos objetivos de envolvimento comunitário na adoção de práticas sustentáveis é um processo educacional e de motivação, onde através de orientações e sensibilização, cada participante tem a possibilidade de entender a importância do programa de coleta seletiva para a melhoria da qualidade de vida na sua comunidade.


 Bioconstrução do Atelier Reciclarte

      Com a visão de ampliar as atividades de beneficiamento dos resíduos recicláveis  desenvolvidas nas oficinas Reciclarte, o projeto está investindo na estruturação de seu espaço através da bioconstrução de um Atelier de Produção Criativa e Solidária.O projeto foi elaborado com concepção ecológica, onde o máximo aproveitamento dos recursos disponíveis e mínimo impacto está presente desde a sua concepção que  contempla o reaproveitamento de resíduos sólidos, coleta de águas pluviais, aproveitamento máximo da iluminação natural, aproveitamento e utilização artística de materiais recicláveis de diversas maneiras.

    
         Assim, essa intervenção ao invés de utilizar tradicionais tijolos de barro, que na sua produção gera o  consumo dos ameaçados recursos florestais, está utilizando no preenchimento das paredes, garrafas de vidro advindas do programa de coleta seletiva. O vidro é um material reciclável, más em nossa realidade de interior da Bahia, é de difícil escoamento para a reciclagem, por conta da grande distância entre Lençóis e a região metropolitana, onde estão situadas as indústrias. Outro ponto que contribui com a dificuldade de escoamento do vidro, é a grande oferta de matéria prima, o cilício que advêm da areia, recurso natural abundante, uma vez que grande parte de nossos rios estão assoreados.


      Para atender as demandas da bioconstrução, o grupo de jovens intensificou as atividades de triagem de garrafas de vidro com suas diferentes formas e tamanhos, e aprenderam todo o processo do uso das garrafas, que conta com a produção da massa TAC. Essa massa é produzida com a utilização dos elementos: Terra, Areia e Cal, quando são misturados na proporção 1:1:1/4, sendo uma massa alternativa ao cimento para assentar as garrafas de vidro. A bioconstrução é uma técnica que o GAL vem desenvolvendo há anos, sempre com bons resultados em suas estruturas, dando assim, um destino sustentável as garrafas coletadas e aprimorando a prática com novas idéias, consequentemente gerando economia e contribuindo com a mitigação de impactos através da redução na emissão de CO² e racionalização no consumo de recursos naturais.                                                                                                                                                              
 Núcleo de Reaproveitamento Artístico - Oficinas Reciclarte

     Durante esse período, as atividades do núcleo Reciclarte foram concentras em um curso de Cestaria produzidas com a utilização garrafas Pet pós consumo. Com o objetivo de transformar garrafas Pet em arte, o curso é ministrado por Dona Domingas antiga moradora da Vila São José que possui o conhecimento tradicional na confecção de cestos, balaios e cassuás que originalmente era feito com cipó. Há cerca de quatro anos, com a colaboração de seu companheiro o Sr. Antônio, desenvolveram a técnica com a utilização de tiras de garrafa PET.

              “Eu cortei a garrafa e trançava com as tiras lisas, mas escorregava muito, então resolvi enrolar no fogo, aí deu certo...” D. Domingas.


         O Pet (politereflato de etileno) especificamente é um plástico de alta densidade, impermeável, resistente e amolecem em altas temperaturas (80° C), sendo utilizados no Brasil na fabricação de embalagens de refrigerante e água mineral, estes presentes em grande quantidade no nosso Programa de Coleta Seletiva.



     
          Observando com atenção o grupo de mulheres aprende a técnica e com hábil movimentos das mãos surgem belos cestos, que são produzidos com carinho e o conhecimento transmitido com muito afeto por D. Domingas. Acreditamos que é muito importante valorizar a arte ancestral como continuidade de um processo educativo e cultural.