quinta-feira, 24 de julho de 2014

Projeto Recila Lençóis - Segundo Trimestre 2013




O projeto Recicla Lençóis objetiva a estruturação de uma rede solidária de autogestão das atividades de gestão de resíduos recicláveis no município de Lençóis – Bahia, através da implantação de um programa de qualificação dos participantes em três núcleos de formação, relacionados às respectivas atuações: Comunicação e Mobilização Social; Coleta e Beneficiamento; e Reaproveitamento Artístico.

As atividades vem sendo desenvolvidas com alegria e descontração, mas sem deixar de lado a responsabilidade e o compromisso em cumprir nossos objetivos de fortalecer e ampliar a rede de coleta seletiva e beneficiamento dos materiais em nossa cidade.

Neste segundo trimestre continuamos com a realização do Curso de Gestão Sustentável de Resíduos Sólidos e Comunicação Social, o qual acontece às quartas e sextas-feiras na sede do GAL e há a formação para 12 jovens da cidade de Lençóis.



Além deste curso, que é a principal base para que o objetivo do projeto seja atingido, os jovens experienciaram a produção e realização de dois eventos importantes para o município de Lençóis, a Gincana Socioambiental e o II Festival da Reciclagem.

 

Gincana Socioambiental Recicla Lençóis

  Às vésperas do XV Festival de Lençóis e do II Festival da Reciclagem, a cidade de Lençóis se agitou com a Gincana Socioambiental Recicla Lençóis. Evento que envolveu cerca de 500 estudantes no Mercado Cultural, localizado no centro da cidade, e promoveu uma brincadeira saudável e criativa entre equipes representando as escolas Horácio de Matos, Arco-Íris e José Senna, de Lençóis; a escola Octaviano Alves, de Tanquinho, e ainda contou com a participação em conjunto das associações Corda Bamba de Capoeira e a Casa Grande.

Com o objetivo de sensibilizar nossos jovens, estudantes e professores sobre a importância de pensarmos quais os destinos que daremos aos nossos resíduos sólidos, a gincana propôs a realização de dez tarefas criativas e divertidas, entre elas a arrecadação de materiais recicláveis como papelão, plásticos, vidros e metal. A mobilização durou cerca de 10 dias e conseguimos recolher mais de 5.000 embalagens recicláveis, além de mais de 50kg de papelão!


O evento teve início com a banda das crianças do Grãos de Luz e Griô, que foi um grande parceiro na realização da atividade. As torcidas também marcaram presença cantando seus “Cantos de paz” já que o objetivo principal da gincana era estimular a cooperação e não a competição.


   Foram criados coletores para os recicláveis, brinquedos, instrumentos musicais, árvores e mascotes com os resíduos recicláveis. Também prestigiamos produções próprias de músicas sobre conscientização ambiental e esquetes de teatro relacionadas aos temas de reciclagem. As apresentações das equipes foram uma verdadeira festa.


     Com muita criatividade, disposição e diversão, crianças, jovens, professores e pais se envolveram nesta brincadeira. Os estudantes se empenharam em suas pré-produções e mostraram para a comunidade de Lençóis que quase nada deve virar lixo e sim arte, beleza, brincadeira e diversão.


Durante todo o evento uma preocupação que tivemos foi a de ressaltar que quem estava ganhando ali era o nosso ambiente, nossa cidade e a população que não merece conviver com um lixão.

 II Festival da Reciclagem 

      O Festival da Reciclagem é uma iniciativa do Grupo Ambientalista de Lençóis para envolver e mobilizar a comunidade lençoense e visitantes sobre a importância da adoção de práticas sustentáveis em nossa vida, entre elas a destinação seletiva de resíduos, para os processos de reaproveitamento e reciclagem.

Assim, se integra o projeto Recicla Lençóis que propõe a redução da quantidade de resíduos sólidos destinados ao lixão da Capitinga, direcionando-os para processos de reutilização e reciclagem, com a perspectiva de geração de renda e melhoria da qualidade ambiental do município. Ao longo de sua execução foram realizadas ações de mobilização e sensibilização social da comunidade para que todos participem do processo.

Com a proposta de criar um espaço de comunicação social, o evento contemplou a produção de um palco interativo e exposições de produtos criados a partir do reaproveitamento artístico de recicláveis, criando assim uma atmosfera onde a arte e a criação estimulavam a compreensão sobre as diversas possibilidades de se agregar valor aos resíduos sólidos urbanos através da arte e da criatividade.


O Festival apresentou ao público os trabalhos artísticos confeccionados no GAL pelas mulheres e jovens, valorizando o trabalho manual e estimulando dessa forma iniciativas de economia solidária. Além dos trabalhos artísticos com material reciclável foram mostradas práticas de cultivo sustentáveis, mudas com plantas ornamentais e diversas apresentações artísticas com música, dança e mestres da cultura popular.


Participação das crianças no Evento

Este projeto envolveu diretamente as crianças e pré-adolescentes participantes do projeto Integração Ecológica, que acontece semanalmente na sede do GAL. Eles participam de oficinas de educação ambiental e vivenciam temas relacionados a práticas sustentáveis como: arte e criação, desenho e pintura, permacultura, reciclagem, reflorestamento, bioconsrução, cultivo de plantas medicinais,  música e mobilização social. O evento integrou diversos desses temas. 

O GAL dá muita importância à educação ambiental das crianças, estimulando o protagonismo e a pró-atividade, além de oportunizar aprendizagens sobre a reciclagem e os importantes cuidados com o meio ambiente. Estas aprendizagens e habilidades foram demonstradas pelas crianças que apresentaram canções e coreografias que contemplaram mensagens de respeito e união pelos cuidados com a mãe natureza.

     Acreditamos num mundo melhor e as crianças são peças fundamentais para tal, por causa de sua receptividade a novas ideias e valores têm a capacidade de transformar a nossa sociedade.



Exposição dos Produtos Reciclarte GAL - Artesanatos com materiais recicláveis

Com o propósito de demonstrar possibilidades de se agregar valor aos resíduos recicláveis, o GAL vem demonstrando diversas possibilidades de reaproveitamento artístico, assim além de promover a conservação do meio ambiente, podemos desenvolver nossa criatividade e habilidades manuais na confecção de utilitários.

      
O Projeto Recicla Lençóis apoia o desenvolvimento de atividades artísticas, transformando materiais recicláveis em arte, buscando a formação de um grupo de economia solidária para gerar trabalho e renda, e qualificar os produtos artesanais para a comercialização.

Coletores de Materiais Recicláveis

     Os coletores de materiais recicláveis também fazem parte da linha de produtos Reciclarte, estes que alem de servir para acolher materiais recicláveis, dão um toque artístico a proposta.


  Postos de Entrega Voluntária
        
A falta de cuidados com os resíduos (lixo) é um problema grande para Lençóis, e este problema aumenta com a vinda de visitantes em ocasiões como o Festival de Lençóis. Por isso, o GAL criou e produziu os  Postos de Entrega Voluntária (PEV’s), que tem o objetivo de criar a possibilidade para que  a comunidade local e visitantes possam dar uma destinação seletiva aos resíduos recicláveis gerados.Para tanto foram confeccionados doze coletores que foram instalados em pontos estratégicos do centro da cidade.


Gestão Operacional de Resíduos Recicláveis

As atividades operacionais de coleta, segregação, prensagem e pesagem dos recicláveis se intensificou e cada vez mais os participantes demonstram que os conhecimentos estão sendo interiorizados. Atualmente sabem informar quais materiais podem ser reciclados e a importância de realizarmos este trabalho, ao invés de mandar os resíduos recicláveis para o lixão.


Os jovens têm mostrado aptidões variadas e conforme têm acesso aos conhecimentos relacionados à gestão dos resíduos sólidos vão transformando sua forma de pensar. O que antes era tido como lixo, hoje eles já sabem que tem valor artístico e econômico, além de estarem contribuindo para melhoria da qualidade ambiental de sua cidade. Atuar tem sido sinônimo de diversão e descontração, o trabalho coletivo é estimulado todo o tempo e eles percebem que a ação em conjunto sempre é mais eficiente do que quando alguém faz algo individualmente. Observá-los agir é um grande aprendizado, aos jovens basta darmos opções de realizar algo concreto e eles se envolvem de corpo e alma, com uma alegria contagiante!

                          Considerações finais

Durante toda a convivência no espaço são trabalhados valores como comprometimento, memória, atenção, criatividade, concentração, respeito, solidariedade, percepção do meio, organização, coletividade, presença plena na ação realizada, postura corporal, respiração, entre outros valores de convivência que são ressaltados a todo o momento, como o respeito mútuo.

Desta forma o objetivo do curso que é dar uma formação em gestão sustentável de resíduos sólidos e comunicação social acontece em vários momentos e processualmente ao longo das oficinas. O jovem tem espaço para descobrir e desenvolver seus potenciais individuais e assim atuar no coletivo, criando uma identidade que os conecta às suas responsabilidades ambientais e sociais.

O que estamos vivenciando é um processo educacional e de capacitação técnica, de formação individual e grupal, onde cada participante tem a possibilidade de aprendizagem de técnicas artísticas novas, gestão participativa e aplicação da comunicação como meio transformador e através desses esforços, buscamos a criação de uma identidade coletiva para a constituição de uma equipe de trabalho.